O objetivo da postagem é lançar algumas afirmações sobre o livro de Cantares que será ensinado em duas pregações nos próximos dois domingos pela manhã na igreja que pastoreio.
- O livro de Cantares tem como foco principal a intimidade conjugal na sua forma pura e amorosa. Deus se importa, vigia e abençoa a sexualidade humana no contexto matrimonial.
- O livro deve ser lido na perspectiva da história da redenção. Após a queda de Adão, todas as áreas da existência foram afetadas pela transgressão e isso inclui a sexualidade. O Evangelho redime a sexualidade focando-a na glória de Deus como seu maior propósito.
- O livro tem como enfoque o erotismo cristão. Nem ojeriza a sexualidade e nem promiscuidade mas a sexualidade exercida no contexto do Evangelho.
- Essa sexualidade é para ser exercida no contexto do matrimônio e não antes dele e/ou fora dele.
- O amor de Deus para com o seu povo e de Cristo para com a igreja é o pano de fundo do livro (dentro da perspectiva apoiada pelas Escrituras do drama da redenção).
- Esse pano de fundo, caso seja colocado como mensagem principal, numa falsa piedade legalista para ofuscar a sexualidade transmitida pelo texto, vira alegoria.
- Salomão é o autor do livro (Ct 1:1)
- Sua divisão está no cortejo do casal (1-3); consumação do casamento (4-5), anseio por não separação (6-7); promessa de fidelidade (8).
Um bom texto..
Deus te abençoe