A Editora Tempo de Colheita lançou o livro "Morte por amor: Cartas da Cruz" da autoria de Mark Driscoll, conhecido pastor de Seatlle, EUA cujas obras a TC tem se empenhado para trazer a público em língua portuguesa. Oficialmente, iniciaram as vendas na ultima sexta-feira e o livro foi apresentado em público sábado passado na conferência resumida na postagem anterior.

O livro foi co-escrito por Gerry Breshears, professor de Teologia e Bíblia no Western Seminary em Portland, OR, EUA onde Driscoll estudou. 

O livro contém uma coletânea de cartas expondo aspectos da Teologia Bíblica da Cruz (expiação, propiciação, reconciliação, redenção, etc....) em situações concretas dentro dos dramas humanos e existenciais afetados pelo pecado dentro da realidade caída através da queda de Adão. Isso trás um equilíbrio sábio e claro entre a Teologia do aspecto normativo (aprendizado, conhecimento) para os aspectos existenciais e situacionais (afeições, emoções e ética com prática na vida) bem ao estilo puritano de conectar doutrina a vida cristã sendo esse o ideal bíblico. 

O livro mantém o humor e o estilo de comunicação peculiar a Driscoll o que torna a leitura muito gostosa e agradável embora menos ácida do que os primeiros escritos dele pela idade mais avançada. O livro é marcado por sólido conteúdo bíblico combinado com amor profundo pelas pessoas e uma paixão pelo Evangelho. 

Há perguntas no final do capítulo referente a dúvidas que pessoas tem sobre os temas tratados. Cristãos podem discordar de algum ponto aqui e ali mas há nos autores uma honestidade em tentar ser bíblico em tudo. No final uma lista de livros sobre a Cruz como há nos livros do autor. 

Acredito que o livro é importante desde professores de Teologia e pastores, missionários ou plantadores de igrejas passando por professores de EBD, facilitadores de pequenos grupos até qualquer que seja seguidor de Jesus ou um não-cristão querendo aprender sobre o Evangelho. Parece clichê de resenha teológica mas é isso mesmo.

Parabenizo a Editora e seu líder editorial, Filipe Leitão, pela iniciativa. Servir na TC tem sido uma grande honra. Sinceramente, um dos melhores livros de Teologia da atualidade que já li, se não o melhor.

, , ,

Leave a Reply