Ontem estive no Seminário Presbiteriano do Rio de Janeiro para assistir a palestra "A importância da Teologia Sistemática no contexto brasileiro" proferida pelo Franklin Ferreira, a quem tive o privilégio de te-lo como mentor.

Conheci o professor Franklin em 2001 quando estava iniciando os preparos para entrar no seminário em 2003. Na ocasião ele palestrou sobre Teologia e musica em Bach. Já havia lido alguns artigos e fiquei muito motivado a estudar no seminário lendo seu material sobre história da igreja. Quando entrei no seminário em 2003 seu ensino firmemente confessional foi usado por Deus para que a minha mente e meu coração não fosse tomado de assalto pelo Diabo frente ao ensino liberal que estava conhecendo por grande parte dos professores. Daí em 2004 nossa amizade se aprofundou mais e ele aceitou meu convite para me ajudar na Primeira Igreja Batista em Cosme Velho onde atuava. Ele aceitou e por ali caminhamos juntos por uns 3 anos atuando com um sistema de presbíteros (eu, ele e outro amado pastor, o Daniel Feitoza, hoje em São Paulo). Na época ele estava a escrever a sua Teologia Sistemática junto com seu mentor e amigo, Alan Myatt. A igreja em Cosme Velho fica entre duas comunidades carentes exatamente no contraste social muito comum no Rio de Janeiro, favela e asfalto lado a lado. Atuamos tanto enfatizando o ensino do Evangelho em público e particular e também articulando uma ONG junto a um casal de holandeses para amenizar o sofrimento local dentro da perspectiva de Abraham Kuyper de soberania das esferas como base para a nossa ação na pregação e encarnação do Evangelho. Depois o Senhor conduziu nós três a outros ministérios. Ele, sua esposa e filha são muito estimados pela nossa família.

Reve-lo ontem foi uma grande benção. Sua palestra foi sobre como a Teologia Sistemática (tão rejeitada de forma caricata por estudantes e leitores de Teologia) é importante para o contexto brasileiro. A palavra inicial foi sobre como a Teologia Sistemática é formada a partir da Teologia Bíblica, revelada aos leitores originais; considerando a história da Igreja e como a Teologia se desenvolveu na história e considerando o contexto local e o saber humano para melhor aplicar a Teologia. A partir daí desenvolveu a necessidade de sistematizar a Teologia focando nos pontos centrais da Fé Cristã e mostrando sensibilidade nos não essenciais e a aplicabilidade da TS no ministério seja na pregação, educação, aconselhamento e pastoreio de vidas.

Na segunda parte, Franklin abordou fatores que tornam a Teologia Sistemática necessárias no contexto brasileiro. Ele retornou ao assunto da introdução ao abordar um crescimento global do cristianismo e a mudança de eixo do crescimento da igreja do primeiro mundo ao terceiro (Asia, Africa e América Latina). Daí, a preocupação de crescimento em substância. Então ele salientou a necessidade da autoridade das Escrituras acima de todo pensamento; da ênfase nas doutrinas centrais da fé cristã frente ao divisionismo e a fragmentação do evangelicalismo brasileiro; e de ênfases em problemas sociais como violência , corrupção e também a liberdade de expressão e de fé.

Como toda Teologia (bíblica e saudável) é (ou deveria ser) uma apresentação do Evangelho de Jesus Cristo; Franklin foi muito feliz em mostrar como uma substância teológica e bíblica pode amadurecer a nossa prática de vida cristã, a nossa relação com Deus e a santidade tanto privada quanto pública (preocupação social e com os pecados estruturais). Fez isso sendo firmemente bíblico e alicerçado numa cosmovisão cristã sem apelar para marxismo, imanentismo e materialismo como fazem alguns pensadores que se propõe a articular uma teologia cristã. Creio que teve a aprovação de todos os presentes trazendo edificação e esclarecimento aos ouvintes. 

O encontro foi articulado pelo selo da Edições Vida Nova muito conhecida por oferecer a quase 50 anos material teológico de sólida qualidade e saudável. O stand com livros e lançamentos e com algum desconto foi muito apreciada pelos seminaristas, professores e pastores presentes. No encontro houve o lançamento da obra "Teologia Cristã: uma introdução à sistematização das doutrinas" que, diferente da primeira TS escrita pelo Franklin, se propõe a tratar a Fé Cristã numa linguagem mais comum e devocional mas sem perder a profundidade comum e peculiar ao autor. 

Oramos para que Deus use essa obra lançada e nos de graça para proclamarmos o Evangelho e professarmos a Fé Cristã em nossa amada pátria tão marcada por um evangelicalismo confuso e raso e faça um ressurgimento do Evangelho por aqui como tem feito.




, , ,

2 Responses so far.

  1. Sou muito feliz por ter homens de Deus aqui no Brasil como Augustus Nicodemuns, Franklin ferreira e entre outros.

    Pretendo também a adquirir essa teologia cristã de Franklin


    Amei a teologia sistemática de Franklin ferreira e Alan Myatt, embora ela não seja exaustiva como de Wayne Grudem, mas uma introdução aos temas da teologia.

    Gostei do compromisso dos dois autores a tradição Reformada e Batista.

    Seria interessante surgir uma teologia Exaustiva aqui no brasil.

  2. carlos says:

    Olá tudo bem?
    Juan vc já leu por acaso o livro que a editora VIDA lançou sobre esse assunto de Teologia Sistematica-
    TEOLOGIA SISTEMATICA no horzonte pós-moderno ,de Alessandro Rocha ?
    se sim o que vc achou?


    Abs

Leave a Reply