Ultimamente eu tenho escrito, falado e estudado muito sobre como Jesus nos liderou, nos serviu, e previu um exemplo para nós como Profeta, Sacerdote e Rei – três ofícios pastorais estabelecidos no Antigo Testamento e perfeitamente cumpridos em Jesus.
Pesquisando o assunto, eu trago a seguinte concepção, fundamentalmente enraizado nas Escrituras e exposto por João Calvino e outros. Eu achei isto extremamente encorajador e prático em considerar o extensivo trabalho, ministério e amor de Jesus.
Nós precisamos de Profetas porque nós somos ignorantes
Nós somos tolos no nosso entendimento (Romanos 1:21; 25). Como profeta, Jesus revela a verdade tanto em sua Palavra, quanto em sua vida. Ele ilumina a nossa ignorância.
Nós precisamos de Sacerdotes porque nós somos culpados
Nós somos nascidos do pecado e cometemos pecado (Gênesis 6:5). Como sacerdote, Jesus torna-se único, suficiente sacrifício mediador e nossa redenção do pecado (Hebreus 4:14-15). Seu sacrifício limpa a nossa culpa.
Nós precisamos de Rei porque nós somos corruptos
Nós e nosso mundo somos contaminados e poluídos pelo pecado (Efésios 4:14-18). Como Rei, Jesus governa sobre a criação e sobre a Igreja. Oferecendo esperança e libertação da nossa corrupção (João 1:3; Efésios 4: 15-16). Sua redenção restaurará a nós e toda a criação.
Jesus é exatamente aquilo que nós precisamos.
Tradução livre e limitada do editor deste blog. Original aqui.