Eu não vou escrever nenhuma postagem em relação as eleições pois na blogsfera há muita gente competente escrevendo sobre isso. Mas indicarei algumas excelentes postagens que li sobre o assunto (incluindo a tradução de um texto do John Piper sobre o assunto aqui), aqui , aqui , aqui e aqui.

Somente saliento aos leitores irmãos na fé que estudem as propostas dos candidatos assim como a ideologia dos partidos. Não votem tendo como base o carisma do candidato sem levar em conta seus ideais assim como usar como base o favorecimento (votar com base na seguinte premissa: "o que eu ganho com isso?") mas sim quais as idéias e os meios que o candidato propõe para servir o povo.

Se você é pastor ou serve na liderança da igreja, use a Bíblia para orientar o povo de Deus na escola dominical e no púlpito. Não é usar as ferramentas para divulgar candidato mas para salientar os princípios a luz da Palavra de Deus. Eu mesmo pregarei Romanos 13 pela manhã de domingo se Deus assim permitir.

Ore para que Deus livre o Brasil de uma ditadura secular reprimindo a liberdade de expressão nas questões que constrangem o Evangelho. Lembre que Deus é soberano sobre as esferas. Deus nos abençoe e nos dê clareza de pensamento e coragem de coração para votar.

,

A mídia mostrou ontem a prisão de uma quadrilha de trafico de drogas em Búzios, formada por jovens de classe média alta. Eles atuavam na região litorânea e fora dela até com conexões internacionais. Você pode ler a notícia aqui. Meu ponto é a necessidade de se pregar o Evangelho de Jesus Cristo, o Evangelho da graça de Deus para esses jovens e precisamos de igrejas que preguem o Evangelho sem compromete-lo tendo uma linguagem , uma forma de comunicação que alcance os mais jovens.

As vezes ouço que é só pregar o Evangelho e ponto e sinceramente, acredito que seja assim mesmo. Mas precisamos ser igreja, ou ter um modo de ser igreja, um estilo de ser igreja que realmente se conecte com esses jovens para alcança-los, entendendo a cultura deles, o estilo de vida deles, a cosmovisão ou o jeito de pensar deles. O erro é achar que alcançaremos eles com a linguagem dos anos 70 e 80 e achar, na nossa mente, que a linguagem dos anos 70 e 80 é o genuíno Evangelho.

Veja esse vídeo e pense no que acabou de ler. Que Deus nos fortaleça na apaixonante missão Dele e que Ele derrame a sua presença na juventude da região dos Lagos.






, , ,

No período de 8 de outubro a 3 de dezembro às 6a feiras a noite na Escola Teológica Reformada no Rio de Janeiro o curso de Homilética 1 (Prática de exposição e pregação da Bíblia). Mais informações aqui. Se quiser aprimorar o dom nessa área para servir a igreja venha estar conosco nesse tempo.

, ,

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre atuantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é inútil" (1 Coríntios 15:58 Almeida Séc. XXI)

Qual a sua motivação para servir a Igreja e ao seu Senhor? Qual a motivação lá no fundo do seu coração que impulsiona o serviço em sua vida? Lá no fundo do seu coração, seu desejo é servir a Deus e a Igreja ou alguns ídolos fabricados?

Essas perguntas nortearam a mensagem de domingo pela manhã na igreja onde sou pastor. E o texto foi o citado acima. O apóstolo Paulo está encorajando os crentes de Corinto ao serviço e a obra de Deus nesse verso. Quando lemos todo o capítulo dentro do contexto de toda a carta, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, nos faz entender que o Evangelho de Jesus Cristo em sua morte na cruz para a redenção dos nossos pecados e sua ressurreição dentre os mortos é a motivação para o nosso serviço na obra de Deus para a Sua glória. Em todo o capítulo 15 da epístola aos Coríntios e nos 57 versos anteriores, Paulo trás o fundamento doutrinário da ressurreição de Cristo como base para a nossa ressurreição dentre os mortos no retorno de Cristo. Ali, alguns elementos duvidavam da ressurreição afirmando que Cristo não havia ressurgido dentre os mortos. A esperança da ressurreição e da vida eterna em um corpo glorificado, adquirida no sacrifício da cruz , glorioso Evangelho do Senhor Jesus Cristo nos dado pela graça por meio da fé Nele nos move a viver para a glória de Deus servindo a Ele em todas as esferas da vida.

Como vivemos sob efeito da queda de Adão lidando com tensões carnais em nossos corações, podemos servir a igreja com a motivação errada. Ainda que esteja aparentemente servindo a Deus, na verdade está servindo aos ídolos do coração. Uma pessoa pode servir a Igreja motivada por aceitação, necessidade de afirmação ou outros ídolos. Isso a torna vulnerável a pecados como fofoca e maledicência, julgamento e críticas, falta de paciência com os mais novos ou mais fracos na fé e etc....

O Evangelho nos impulsiona a servir por amor a Deus e a Sua glória sobre todas as coisas e ao próximo assim como o Senhor Jesus, Rei do Universo, atuou como um servo morrendo pelos nosso pecados (Marcos 10:45) e também se humilhando limpando o barro dos pés de seus discípulos (João 13). Que a glória de Deus seja a motivação para o nosso serviço e que a graça de Deus destrua os ídolos de nosso coração. 

,

O objetivo da postagem é lançar algumas afirmações sobre o livro de Cantares que será ensinado em duas pregações nos próximos dois domingos pela manhã na igreja que pastoreio.

- O livro de Cantares tem como foco principal a intimidade conjugal na sua forma pura e amorosa. Deus se importa, vigia e abençoa a sexualidade humana no contexto matrimonial.
- O livro deve ser lido na perspectiva da história da redenção. Após a queda de Adão, todas as áreas da existência foram afetadas pela transgressão e isso inclui a sexualidade. O Evangelho redime a sexualidade focando-a na glória de Deus como seu maior propósito.
- O livro tem como enfoque o erotismo cristão. Nem ojeriza a sexualidade e nem promiscuidade mas a sexualidade exercida no contexto do Evangelho.
- Essa sexualidade é para ser exercida no contexto do matrimônio e não antes dele e/ou fora dele.
- O amor de Deus para com o seu povo e de Cristo para com a igreja é o pano de fundo do livro (dentro da perspectiva apoiada pelas Escrituras do drama da redenção).
- Esse pano de fundo, caso seja colocado como mensagem principal, numa falsa piedade legalista para ofuscar a sexualidade transmitida pelo texto, vira alegoria.
- Salomão é o autor do livro (Ct 1:1)
- Sua divisão está no cortejo do casal (1-3); consumação do casamento (4-5), anseio por não separação (6-7); promessa de fidelidade (8).

, ,

Uma igreja local é parte do corpo de Cristo, a Igreja que é uma comunidade pactual de eleitos por Deus comprados com o sangue de Jesus Cristo e dinamizada pelo Espírito Santo. O plantador deve levar em conta o aspecto teológico fundamentando a igreja no Evangelho e a cultura local do ambiente em que Deus o chamou para iniciar um trabalho de comunicação do Evangelho tanto para o inicio do trabalho quanto para sua estabilidade.

Ask me anything