Mudança histórica! Esse é o nome que resume a conferência em apenas duas palavras. Estive na 27a edição da conferência da Fiel e como de praxe quero resumir o que vi, ouvi e vivi ali. Blogs como Tempora-Mores  e Renato Vargens  resumiram bem o evento e Voltemos ao Evangelho e Iprodigo fizeram o trabalho de cobertura. Não tenho muito a acrescentar mas tenho o desejo de relatar as percepções.

Excelentes mensagens. Mauro Meister palestrou sobre o conceito de missão de Deus no Antigo Testamento focando no Evangelho proclamado na Antiga Aliança. Muito conteúdo dentro de um tema pouco explorado no contexto conservador-confessional.

Franklin Ferreira pregou sobre o chamado de Jeremias fazendo uma aplicação ao nosso chamado para ministrar o Evangelho como vocação e não profissão seja como pastor, seja como docente, professor de EBD ou líder ativo na igreja. Embora o estilo do Franklin seja bastante focado no ensino, foi surpreendente sua ênfase mais devocional, pastoral e passional sem claro, perder a profundidade que o caracteriza.

R.W. Glenn foi a revelação da conferência. Ele é um jovem obreiro que serve como pastor de pregação e substitui John Piper quanto este se ausenta de sua igreja nos cultos dominicais. Está a altura de seu discipulador. Pregou sobre graça com bastante graça o que foi gracioso para os ouvintes.

Stuart Olyott foi o nome da conferência. Pregou sobre Jonas em suas quatro mensagens, cada capítulo em cada plenária. Com muita simplicidade (sem ser simplório) e dotado de um humor refinado, conforme disse meu amigo André, cativou os congressistas ministrando a Palavra com muita autoridade e experiência pastoral. Ele serviu como pastor na Europa e hoje mentoreia pastores no país de Gales. Suas mensagens foram a prova de que mensagens simples são poderosamente usadas por Deus para transformar vidas.

John Piper é muito conhecido e explanou três vezes a relação da glória de Deus com evangelização e missões. Houve muita crítica em relação a não haver nenhuma novidade. Eu discordo delas pois acho que procede de uma alta expectativa e Deus acabou fazendo diferente. Glória a Ele, não é mesmo? Confirmou aquilo que já achava, um homem apaixonado por Deus e simples. Foi isso que cativou.

Augustus Nicodemus foi bem relevante na sua exposição de alguns capítulos de Romanos. Além da profundidade da pregação foi feliz em aplica-la dentro do tema da conferência e também da realidade brasileira e dos inimigos do Evangelho.

Teve mais.......

Workshops a tarde que eu não pude assistir; Stands missionários apresentando vários ministérios; livraria recheada com lançamentos (principalmente de Piper) com excelente desconto; lançamento da revista do Iprodigo (em que tive a honra de ser um dos articuladores); reunião com a imprensa e blogueiros (inclusive os não-intensos-com-blog como eu) e reuniões ministeriais e conversas informais com servos de Deus que trouxeram aprendizado e encorajamento no Evangelho; Demostração do trabalho internacional do Desiring God, ministério dirigido por Piper e o lançamento do site do DG em português chamado Satisfação em Deus.

Cuidando do coração e lutando contra ídolos

Acho que a vinda de um personagem conhecido e a atração de muitas pessoas é saudável e importante para o avanço do Evangelho no Brasil mas há de se ter cuidado com o coração e não deixar a vaidade, a idolatria e outros ídolos substituírem o Deus que o preletor mais enfatizou ser o detentor de toda a glória e majestade.

Resultado e futuro

A Fiel reuniu mais ou menos 2600 pessoas e a conferência estendida para o Mackenzie e o Rio de Janeiro. Um evento de enorme proporção que marcará o avanço do Reino de Deus e do Evangelho no Brasil mostrando um evangelicalismo bíblico, reformado e saudável em detrimento de erros que tem feito muito mal a igreja no Brasil como teologia da prosperidade e liberalismo teológico na academia dentre outros. Alguns preletores falaram que o Evangelho está crescendo no sul global e o bastão está passando do norte para o sul porém o sul deve agarrar com firmeza esse bastão. 

Seja Deus glorificado sempre e que Ele nos dê toda a graça para fazermos a diferença e exaltar e proclamar o Evangelho. 

, , , , ,

Leave a Reply