Recentemente ouvi um sermão em inglês do Pr. Eric Mason sobre como crescer no processo da santificação através do sofrimento onde ele expôs 2 Tessalonicenses 1 aqui. Eu mesmo já preguei sobre esse tema e já escrevi sobre isso aqui no blog. Todos esses conceitos bíblicos estão sendo relembrados e o Evangelho aprofundado em nossa família nesse momento de luto.
Minha sogra faleceu nessa quarta-feira de forma repentina.
Nesse momento de dor o que nossa família pode aprender?
1 - Que a dor é uma realidade pós-queda de Adão marcando a presença do pecado no cosmos e em nós mesmos nos lembrando do afastamento de Deus e da necessidade do Evangelho para a reconciliação e preservação na presença Dele. Jesus não nos promete ausência da dor mas a vitória sobre ela (João 16:33).
2 - Que o deserto faz parte do preparo de Deus na história da salvação para a terra prometida. O livro de Números em hebráico é entitulado MidBar que significa deserto. O êxodo no deserto tipifica a libertação que o Evangelho nos trás da escravidão do pecado e um novo rumo, novo alvo rumo a terra que Deus prometeu ao Seu povo. Podemos pensar que a vida é um deserto aonde a dor nos prepara para a morada eterna com Deus tanto na glória após a morte quanto na nova criação de Deus no dia da redenção final. A dor e o deserto aprofundam a nossa relação com Deus através do Evangelho e nos preparam para o nosso encontro com Cristo no céu.
3 - Na inevitabilidade e realidade da morte. Os puritanos tinham a prática do preparo em família para a morte. Ela é consequência do pecado (Romanos 6:23) mas foi derrotada e morta pela morte do Senhor Jesus Cristo na cruz (1 Co 15).
4 - Que Deus soberano e o Espírito Santo é o maior conselheiro e consolador que vem ao nosso encontro através do Evangelho de Jesus, o Filho.
5 - Que a morte é lucro (Fil 1:21) e que minha sogra, que conheceu o Evangelho, está na glória com Jesus. Perseverou até o fim e completou sua carreira cristã criando uma filha maravilhosa nos caminhos do Senhor, serviu ao seu marido durante anos e foi uma amorosa e dedicada sogra.
6 - Em toda a dor, redescobrimos o Evangelho no sofrimento e dor que Jesus Cristo passou em vida e no sacrifício na Cruz do calvário.
Continuamos aprendendo e crescendo com Deus nos momentos de dor. Que Ele seja sempre glorificado.
Amém! Fica firme amigo
amém