Um aluno de um seminário e conhecido pessoal me enviou algumas perguntas , uma entrevista, sobre o assunto da pregação. Essa pequena entrevista faz parte da matéria sobre o assunto e decidi colocar no blog ainda que não tenha abordado o assunto de forma profunda. Mesmo assim torço para que seja util. Algumas alterações foram feitas (referente a entrevista original).
1. Quantas vezes você prega por mês?
R: Três vezes por semana; 1 vez 4a feira e 2 vezes domingo. Entre 12 a 16 por mês (ocasionalmente aumenta porque prego em outra igreja ou no culto jovem sábado).
2. Como você decide o que pregar?
R: Dependendo do que discernir de acordo com a necessidade da comunidade (encorajamento, confrontação, conhecimento, etc.....)
3. O que você mais gosta na pregação?
R: De pregar o Evangelho de Jesus Cristo em sua pessoa e obra em cada porção das Escrituras.
4. Que tipo de mensagem você mais gosta de pregar, e por que: sermão expositivo em série (versículo por versículo através de um livro); sermão textual (expositivo, mas não em série); sermão tópico; sermão evangelístico?
R: Sermão expositivo-sequêncial em série. (Embora as vezes pregue o textual-expositivo)
5. Quanto tempo dura seus sermões, na média?
R: 40 minutos a 1 hora domingo a noite. Domingo pela manhã e quarta feira , 25 minutos. (No contexto onde sirvo o Evangelho, o culto principal é o da noite e o da manhã é em seguida da Escola Dominical. Quarta-feira a ênfase é oração por isso o curto tempo da mensagem.)
6. Como que você estuda o texto que vai pregar?
R: Leitura do próprio texto dentro do contexto, leitura de vários comentários exegéticos de linha conservadora (que aceita com integridade o texto inspirado).
7. Você faz apelos? Quando? Como?
R: Não gosto de fazer. (Entendo que não tem base bíblica como tem: leitura, oração, adoração, comunhão e pregação. Foi uma pratica instituida no século XIX com Charles Finney. O apelo que faço é o convite ordenado nas Escrituras para o pecador abraçar o Evangelho de Cristo. Isso não quer dizer que eu seja radicalmente contra quem faz apelo.)
8. O que mais deseja ver como resultado da sua mensagem?
R: O Evangelho operando transformação no coração das pessoas. Lindo d+!
9. Se você pudesse dar um conselho para um jovem pregador, qual seria?
R: Centralize a sua pregação no Evangelho e pregue para você mesmo antes de ir ao púlpito.
Linka no Facebook, pra gente poder curtir. :)