O pastor Helder Nozima publicou o impacto da conferência em seu coração
aqui (o que pode ser assinado em baixo pelos participantes da conferência) e Jay Bauman apresentou os
preletores. Meu objetivo é apenas narrar o que foi abordado e apresentar o conteúdo de forma resumida.
Foto: Minha esposa, eu e Jonathan Dodson (um dos preletores, a29 Texas/EUA).O tema da conferência foi
A chamada ao Evangelho que é a bandeira da
Atos 29, uma chamada a voltar para o Evangelho de Jesus. A conferência foi organizada em parceria com a
Restore Brazil, uma rede de plantadores em atividade no Brasil. Jay Bauman diriga ambas instituições no Brasil.
Esses dois pastores são líderes da Atos 29 nos EUA e servem em igrejas em Orlando, Florida e Austin, Texas respectivamente. Foram traduzidos de forma excelente por Fabiano Medeiros , editor da Edições Vida Nova. Chan, que também foi palestrante na primeira conferência abordou a chamada e a centralidade do Evangelho na vida do discípulo. Salientou sobre o cuidado em sermos justificados pela fé e santificados pelas obras. Abordou a salvação evangélica em Cristo Jesus como base da justificação e também como base da santificação. Uma abordagem mais centrada no Evangelho para o crescimento espiritual. Jonathan tratou sobre comunidades missionais centradas no Evangelho com foco na missão de Jesus (que era resgatar pecadores). Foi um verdadeiro chamado a todos ali para viverem e liderarem , respectivamente a vida pessoal e a comunidade cristã centradas radicalmente em Jesus.
Antonio já é figura conhecida no Rio de Janeiro e Brasil pelo seu pastorado e militância social na área de segurança pública. Na conferência falou sobre a justiça social como evidência do Evangelho, sobre o cuidado de uma ética privada somente e a negligência da ética pública (ou santidade pública). Falou sobre a graça comum como um conceito bíblico que empurra o crente para um relacionamento com a cultura e a sociedade.
Felipe Assis, pernambucano (casado com uma americana) e torcedor do Sport, pastoreia em Miami, EUA, uma igreja presbiteriana conectada com a Reedemer, conhecida por causa de Tim Keller. Felipe falou sobre o Evangelho, a igreja brasileira e as cidades. Abordou um distanciamento das igrejas para com o Evangelho seja pela tradição histórica ou emocionalismo superficial desafiando os presentes a focarem no Evangelho, primariamente para nós mesmos antes de pregarmos. Falou sobre como Deus olha as cidades de forma positiva pois a criatividade urbana faz parte do mandato cultural no drama da redenção. Felipe se caracterizou pela forma profética em sua palestra e também o seu bom humor.
Jay Bauman
O Jay é um querido missionário americano casado com uma brasileira que foi chamado por Deus para vir ao Brasil articular uma rede de plantação de igrejas centradas no Evangelho através do Restore Brazil. Ele falou sobre a necessidade de rede de plantação de comunidades centradas no Evangelho no Brasil. Restore Brazil oferece treinamento mensalmente no Rio de Janeiro.
Logística e Comunhão
No primeiro dia houve uma recepção calorosa no final do dia para lanche e comunhão entre os participantes. Os louvores foram dirigidos por Dell Cordeiro e João Costa. Uma caracteristica dessa segunda conferência foi uma alegria espiritual no Senhor que tomou conta de todos os participantes.
Algo que quero comentar é que, igualmente como ano passado, os preletores mostraram muita humildade e servidão interagindo de igual para igual com os participantes ora ouvindo e respondendo perguntar, ora conversando nos intervalos e no almoço informalmente ouvindo e aconselhando quem procurava. Se mostraram verdadeiros servos de Cristo.
Ministérios e Stands
Alguns ministérios marcaram presença apoiando a conferência e destaco dois deles que tenho o privilégio de servir. A editora
Tempo de Colheita (onde sou conselheiro editorial) esteve presente com boa literatura na área de discipulado e igreja missional além de outros títulos de outras editoras. Foi uma benção servir os participantes vendendo e distribuindo rica e saudável literatura. O maior feito foi o lançamento da obra "
Total Church" da Tim Chester e Steve Timmis (que ia ser um preletor mas não pode vir ao Brasil por problemas de saúde).
A obra é excelente (já estou lendo e desejo fazer uma resenha em breve) com uma linda capa (Valeu Eduardo Mano) e Jay Bauman escreveu uma convidativa apresentação. Uma obra e tanto que aborda como o Evangelho molda a comunidade na missão.
Esteve também presente a
ETR -
Escola Teológica Reformada (onde tenho a honra de servir no corpo docente) sediada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Esse seminário que oferece diversos cursos e treinamento em Teologia é marcada pela seriedade para com a Palavra de Deus, a piedade em Cristo e o cumprimento da missão. Uma escola que caminha de forma missional sendo algo raro no Brasil.
Com esse resumo espero tanto introduzir como foi a segunda conferência esse ano quanto aguçar a sua participação no ano que vem se Deus assim permitir.
Foi uma benção! Para a glória de Jesus.