A minha segunda feira foi muito legal. Um dia em que duas paixões se manifestaram em um hobby. A ida com minha esposa ao cinema no dia da folga pastoral (paixão pela Eulina) e o filme abordava a minha cidade natal (paixão pela cidade).

Ainda que não esteja pastoreando em um contexto urbano, as tendências de uma capital rapidamente chegam ao interior. E vários cariocas migram para Iguaba Grande e região dos Lagos em sua aposentadoria ou buscando mais tranqüilidade fora do agito urbano.

O carioca é originalmente conhecido pela sua ginga, malandragem, paixão pelo futebol e samba no pé. A Disney até inventou um personagem, o “Zé Carioca” para personificar o habitante do Rio de Janeiro.
Rio, The Movie” tem sido visto por muita gente e os comentários são bons e animadores. Não tenho aparato para comentar do ponto de vista da arte, mas o faço do ponto de vista do Evangelho (afinal, sou um pastor e não um crítico de cinema):

1 – O Evangelho toca em todas as áreas da vida. Uma, dessas áreas, é o amor e o serviço a cidade. O Evangelho responde os problemas sociais levantados pela cidade. O Evangelho transforma os corações e envia as pessoas para a cidade em missão. Há um espaço singular para a cidade na Teologia Bíblica da Missão (Jeremias 29:7).

2 – A beleza demonstrada na animação, tanto na beleza natural (seja nas paisagens naturais lindas que o Rio de Janeiro contém, seja na beleza das aves que apareceram no filme), quanto na beleza musical e artística demonstrada no filme, refletem a glória de Deus (Salmo 19) revelada na criação natural (Essa glória só é conhecida de forma relacional através do Evangelho na resposta em arrependimento e fé em Jesus Cristo morto em lugar de pecadores e ressurreto ao terceiro dia, pela graça divina).

3 – Há um valor saudável na defesa dos animais contra comércio ilegal de aves e a matança sem sentido gerando extinção, pois essa atitude é conseqüência da queda de Adão e do Pecado Original (parodiando Agostinho) (Romanos 5:12-18). O pecado gera  idolatria (nesse caso a do “eu” e do dinheiro) e egoísmo. O contraste social (dicotomia) entre asfalto (rua, prédios) e favelas (comunidade carente) também é conseqüência do pecado (pecado social).

4 – É um ótimo filme para se conhecer a cultura do Rio de Janeiro (e devemos interagir com a cultura por causa e pela graça comum de Deus). Embora não haja problemas com o samba musicalmente falando, a exposição corporal, principalmente das mulheres é idolatria e promiscuidade - 1 Coríntios 6 e 7).

5 – Há excelentes insights para a pregação do Evangelho e o estilo de vida missional (viver em missão – Mateus 28:19) por exemplo conhecendo o estilo de vida e a cultura de um cientista especialista em aves e frequentador da zona sul e sua amiga americana de Minnesota e também o contexto da favela e da comunidade carente (que pela necessidade social e econômica exige uma postura específica para o semear o Evangelho) além de uma abordagem da lapa , centro da boemia carioca.

Além da animação e lazer que o filme proporciona a quem vai assistí-lo, os discípulos de Jesus podem e devem ter percepções culturais e missionais tanto para quem tem interesse (seja cultural, seja turístico) sobre o Rio de Janeiro ou para quem segue o Senhor Jesus no contexto carioca.

Que Deus abençoe o Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, seja glorificado em sua beleza e a transforme pelo poder do Evangelho a cada dia.

, , , ,

3 Responses so far.

  1. Boa reflexão Juan, realmente a nossa cidade é linda e precisamos entender a nossa missão nela.
    Espero poder ver o filme logo.
    Abraço

  2. O filme é bom, além de ser dirigido por Carlos Saldanha, os mesmos produtores de "A era do gelo".

    É uma incrível coincidência(coincidência é uma forma de DEUS fazer algo e permanecer no anonimato) o momento do lançamento do filme, (na semana da tragédia da escola em Realengo).

    Só pode mesmo falar do Rio alguém que ama esta cidade com seu povo valente que apesar de tantas ...tragédias não perde sua identidade e seu amor por esta cidade maravilhosa,um povo que sente orgulho da sua terra merece ser respeitado, aquele imagem que americano mostrava do Rio faz parte do passado, graças a Deus.

    Um abraço.

  3. Rose says:

    Ola
    Meu nome e Rose,moro nos EUA....
    Estava procurando fotos do filme Rio e a google me trouxe ate seu blog...nao pude deixar o blog sem comentar o seu post sobre o filme ...vc escreveu muito bem (foi tudo que eu senti ao ver o filme a beleza do nosso criador pra com nossa patria Brasil...e imagina a emocao ao ver esse filme fora do Brasil no cinema com os americanos foi bom demais.) Parabens pela sua opinao principalmente como pastor...e que muitos infelismente em sua religiosidade nao conseguem ver a graca de Deus em algo tao simples.
    Que nos como cristao venhamos alcancar nosso lindo Brasil pra que ele fique ainda mais lindo e abencoado.
    Que Deus de abencoe.
    Rose
    USA.

Leave a Reply