Se o Rio de Janeiro tem tantas igrejas, seminários e obreiros espalhados pela cidade então por que há tanta violência como vimos na televisão e na mídia?

Aonde abunda o pecado, superabunda a graça (mas para isso o Evangelho precisa ser proclamado, explanado e aplicado).

A questão toda é se o Evangelho tem sido proclamado com firmeza, explanado com clareza e aplicado ao coração. Vários criminosos do Rio de Janeiro tem pais, familiares ou até mesmo já tiveram passagem por alguma Igreja Evangélica. 

Na verdade precisamos questionar a relação da Igreja Evangélica com o Evangelho. É obvio que há uma relação mas esta precisa de maior profundidade.

E o título com isso?

Uma ferramenta importante para a mudança da cidade do Rio de Janeiro através do impacto causado pelo poder do Evangelho é o treinamento dos futuros pastores e lideres das comunidades cristãs-evangélicas. Ainda que o meu carro-chefe ministerial não seja a docência teológica (como o é da pessoa que me treinou para o ministério pastoral) e sim o pastorado na igreja local, me pego meditando nessas questões por estar engatinhando na docência em seminários teológicos (desde 2009).

O problema dos seminários (distanciamento)

O problema dos seminários é o distanciamento. Distanciamento de várias questões importantes em um treinamento ministerial para o serviço a igreja.

1 - Distanciamento das Escrituras e do Evangelho. Vários seminários vivem como refém de terem uma grade curricular relevante para o reconhecimento do MEC (que não é por si só um erro) e para isso admitem professores com forte bagagem acadêmica mas adeptos do liberalismo teológico (uma corrente que não crê na inspiração verbal e plenária das Escrituras Sagradas e a sobrenaturalidade dos eventos). E treinam alunos através de uma perspectiva racionalista sem nenhuma crença no poder de Deus para transformar o coração do ser humano. Como consequência, saem alunos até com sensibilidade cultural e social mas sem nenhum relacionamento com o Evangelho o que faz com que seu conhecimento não produza nada para o Reino de Deus.

2 - Distanciamento da realidade. Outras escolas, ainda que sejam conservadoras teologicamente, mantém uma distância da realidade cultural e social de onde está localizada, ou seja, ainda que professe a fé no Evangelho e na Bíblia, não se importa com a transformação sócio-cultural da cidade onde se encontra seja por uma percepção fundamentalista ou por uma ênfase fortemente tradicionalista (o que não é a boa tradição cristã).

Portanto

Não quero me portar como um crítico sem amor pelo Reino, pela igreja e os seminários. Mas preciso postar aquilo que é deficiente para ajudar a construir uma igreja que faça verdadeiramente a diferença na nossa cidade e estado e tenha como reforço grandes centros de treinamento ministerial e teológico.

Um centro que tem buscado formar obreiros para impactar o Rio de Janeiro (particularmente na Zona Oeste) 
com o Evangelho de  Jesus Cristo é a Escola Teológica Reformada na Barra da Tijuca que pode ser conhecida através de seu site e blog.

, , , ,

3 Responses so far.

  1. Excelente, Juan.

    Deus o abençoe.

    Wilson

  2. Christiane Pires says:

    Pr. Juan,
    Encontrei você na net por mero acaso... Estava buscando assunto no google para uma palavra que vou ministrar em um culto na casa de uma Jovem...Quando de repente leio uma pregação sobre Jovens Fortes!! E falei, lembro dessa pregação de algum lugar... Antes de ler quem assinava pensei: nossa esse texto lembra a pregação do Pr. Juan, no congresso da Jubacov,– Vencendo o Mundo – em Lídice... E logo, constatei que era você!
    Espero que se lembre de mim... Eu falei em uma oficina sobre missões!
    Gostei muito do seu blog, agora está nos meus favoritos, como fonte de pesquisa!!
    Fique na Paz!!

  3. Valeu Wilson,

    grande Christiane,

    como está Frade? Claro que lembro de vcs, oro e torço para que a chama por viver e proclamar o Evangelho de Jesus sempre esteja acessa no coração de vcs.

    Obrigado por visitar o blog.

Leave a Reply