Nesta postagem estou relatando aquilo que Deus fez, pela sua graça, em minha vida no ano de 2010:

Família - Eulina Silva Seda Santos Siqueira (4/Setembro de 2010).

Em setembro deste ano, no dia 4, me casei com Eulina Seda (agora Santos Siqueira) com quem formei uma família no Senhor. Após 5 anos de pastorado solteiro , Deus me abençoou em me conceder a vida dela para formar uma só junto a minha. Mesmo nesse curto tempo já vejo a diferença que ela tem feito em minha vida pessoal e ministerial. Louvo a Deus por essa grande benção e que sua graça molde a minha família pelo Evangelho. Ainda louvo a Deus por meus três irmãos, Thiago, Thaís e Lucas (e agora os quase-cunhados) estarem com saúde e desbravando a vida em seus desafios.

Ministério Pastoral - Igreja Batista Central de Iguaba Grande

Completei o 1o ano de ministério na primeira igreja que assumi como Pastor Titular ou pastor principal (no caso aqui, único). Uma igreja nova e muito generosa que nos acolheu mesmo assim contendo alguns problemas históricos. Sou o quarto pastor em oito anos de vida na igreja. No primeiro ano foquei em trazer a igreja para a centralidade e simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo expondo o Evangelho de Marcos aos domingos a noite. Agora o desafio e buscar as implicações desse Evangelho para a vida e missão da igreja. Paralelamente tenho treinado os jovens da igreja para serem missionários na cidade contextualizando o Evangelho dentro de aspectos culturais peculiares a idade e ao nosso contexto local (um exemplo é o uso de hip-hop com letras bíblicas entre os jovens). O desafio que requer oração é a revitalização e a re-plantação desta igreja.

Restore Brazil - Rede de plantação de igrejas

Algo começando ainda no Brasil é a rede de plantação de igrejas e esta rede, localizada no Rio de Janeiro, RJ, tem se reunido durante 1 ano e eu tenho aprendido muito, mas muito mesmo. O treinamento para plantadores de igrejas, muito me tem beneficiado, pois mesmo sendo pastor titular em uma igreja já estabelecida estou em processo de re-plantação da mesma. A rede tem como diretor o missionário americano e Pastor Jay Bauman. Ainda quero escrever uma postagem no blog sobre a importância (e benefícios) de um pastor ou obreiro fazer parte de uma rede. Obrigado pelos treinamentos e pela amizade Jay e Renato Vargens (grande influente no treinamento).


No ano de 2010, tive o privilégio de fazer parte de uma equipe muito nobre em uma publicação que homenageia o Pr. Richard Denham Jr. (Pastor Ricardo) missionário americano e fundador da Editora Fiel. Fazendo parte da quarta geração influenciada pela editora e as conferências anuais para pastores, segundo o editor da obra, o Pr. Franklin, fui desafiado a escrever o capítulo 19 com o título "19. O ministério pastoral e a catequese nas igrejas confessionais – Juan de Paula Santos Siqueira"  sendo meu primeiro trabalho escrito e publicado. Louvo a Deus por essa iniciativa. Para saber mais sobre a obra , clique aqui, aqui e aqui. Obrigado Pr. Franklin pela honra de participar desse projeto. O lançamento foi na 4a feira (20/outubro) em conferência da Fiel em Águas de Lindóia- SP.

Docência Teológica - Escola Teológica Reformada

Ao convite do amado Pr. João Cardoso, reitor desse seminário que fica na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, tenho militado no Evangelho através do ensino nessa escola com ênfase em Teologia Bíblica e missão urbana no mundo contemporâneo através da pregação do Evangelho. Tem sido uma honra lecionar a matéria sobre Pregação (tecnicamente chamada de Homilética - a arte de preparar sermões) toda sexta feira a partir do 2o semestre de 2010 quando comecei. Não foi a primeira experiência em seminário (pois lecionei no Batista de Cabo Frio também) e tem sido um imenso desafio e responsabilidade (porém uma benção honrosa) participar da formação da nova geração de obreiros da seara do Evangelho de Jesus.

Conclusão

Foi um ano repleto de desafios e bençãos na minha vida. Talvez o ano mais produtivo ministerialmente falando após o engajamento como pregador, seminarista e pastor. Espero frutificar ainda mais no Reino e para glória de Deus. São muitos desafios ainda pela frente e muitas coisas colocadas no trono da graça do Senhor. Obrigado amigos, leitores e todos que tem orado por mim, meu ministério e agora pela minha família. Que continuemos ansiando pela eternidade glorificando a Deus com o Senhor Jesus Cristo eterno e ressurreto através de seu Evangelho. 






, ,

Ontem , dia 13 de dezembro , este blog completou 5 anos de ministério na blogsfera. Como celebração, colocarei as principais idéias que influênciam este blog.

Evangelho: Jesus Cristo é Deus filho que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou dentre os mortos para nos reconciliar com Deus Pai revelado pelo Deus Espírito. O Evangelho não é religião (é graça). O Evangelho é Deus escrevendo a história Dele em nossa história.

Teologia Reformada: Somente a Escritura como regra de fé e pratica, Somente a fé para nos justificar perante Deus, Somente a graça para abrir nosso coração, somente Cristo como mediador, somente a Deus toda a glória.

Calvinismo: Depravação Total, Eleição incondicional, Expiação Limitada, Graça irresistível, Perseverança dos santos.

Hedonismo Cristão: Somente encontramos felicidade, deleite, prazer e satisfação em Deus. É um mandamento e um dever termos prazer em Deus. "Deus é mais glorificado em nós, quando estamos mais satisfeitos Nele" John Piper.

Aconselhamento Bíblico: Somente a Escritura através do Evangelho é suficiente para lidar com os problemas não orgânicos do ser humano. Os problemas não orgânicos tem a sua raiz no coração corrupto e enganoso do indivíduo. Cada discípulo tem a responsabilidade e pode ser um instrumento nas mãos do Redentor na vida de outra pessoa. O discipulado é uma tarefa da igreja.

Complementarismo: A doutrina bíblica da ordem da criação de Deus em que homem e mulher foram criados por Deus com o mesmo valor, ou seja, são iguais nesse sentido mas desempenham funções diferentes no lar e na igreja.

Pluralidade de Presbíteros: No Novo Testamento, a igreja deve ser governada por uma pluralidade de presbíteros na igreja local. Há um primeiro entre os iguais (primus inter pares) mas como o mesmo poder de voto no conselho dos anciãos. Este geralmente é o responsável pelo pregação e ensino. Os presbíteros tem o dever de pastorear o rebanho de Deus com alegria e pureza de coração.

Carismatismo ou contemporanismo: Os dons como milagres e curas, profecias e línguas continuam em atividade no meio do povo de Deus hoje e não cessou após a era apostólica. Continuam a ser distribuídos pelo Espírito Santo com o propósito de edificação do corpo através dos eleitos.

Viver missional ou estilo de vida missional: Compartilhar a fé é um mandamento de Jesus para os seus discípulos. Todo discípulo é um missionário em sua cultura local. Missões não é um departamento isolado da igreja mas a igreja é missionária em sua prática e atividade. Não há separação entre evangelismo e discipulado. Evangelismo não é um departamento isolado da igreja mas um estilo de vida de um discípulo de Jesus que se engaja na sua cultura local para compartilhar a fé. Não há problema para o discípulo de Jesus em interagir com a cultura (artes, música, literatura , esportes e etc....) local para encontrar verdades de Deus através da graça comum para encontrar pontes para a comunicação do Evangelho bíblico (exemplo: Paulo no areópago em Atenas, Atos 17).

Cosmovisão Cristã: Não há separação do sagrado e profano. Jesus Cristo é Senhor de todas as áreas da vida e do pensamento humano.


, , , , , , ,

Se o Rio de Janeiro tem tantas igrejas, seminários e obreiros espalhados pela cidade então por que há tanta violência como vimos na televisão e na mídia?

Aonde abunda o pecado, superabunda a graça (mas para isso o Evangelho precisa ser proclamado, explanado e aplicado).

A questão toda é se o Evangelho tem sido proclamado com firmeza, explanado com clareza e aplicado ao coração. Vários criminosos do Rio de Janeiro tem pais, familiares ou até mesmo já tiveram passagem por alguma Igreja Evangélica. 

Na verdade precisamos questionar a relação da Igreja Evangélica com o Evangelho. É obvio que há uma relação mas esta precisa de maior profundidade.

E o título com isso?

Uma ferramenta importante para a mudança da cidade do Rio de Janeiro através do impacto causado pelo poder do Evangelho é o treinamento dos futuros pastores e lideres das comunidades cristãs-evangélicas. Ainda que o meu carro-chefe ministerial não seja a docência teológica (como o é da pessoa que me treinou para o ministério pastoral) e sim o pastorado na igreja local, me pego meditando nessas questões por estar engatinhando na docência em seminários teológicos (desde 2009).

O problema dos seminários (distanciamento)

O problema dos seminários é o distanciamento. Distanciamento de várias questões importantes em um treinamento ministerial para o serviço a igreja.

1 - Distanciamento das Escrituras e do Evangelho. Vários seminários vivem como refém de terem uma grade curricular relevante para o reconhecimento do MEC (que não é por si só um erro) e para isso admitem professores com forte bagagem acadêmica mas adeptos do liberalismo teológico (uma corrente que não crê na inspiração verbal e plenária das Escrituras Sagradas e a sobrenaturalidade dos eventos). E treinam alunos através de uma perspectiva racionalista sem nenhuma crença no poder de Deus para transformar o coração do ser humano. Como consequência, saem alunos até com sensibilidade cultural e social mas sem nenhum relacionamento com o Evangelho o que faz com que seu conhecimento não produza nada para o Reino de Deus.

2 - Distanciamento da realidade. Outras escolas, ainda que sejam conservadoras teologicamente, mantém uma distância da realidade cultural e social de onde está localizada, ou seja, ainda que professe a fé no Evangelho e na Bíblia, não se importa com a transformação sócio-cultural da cidade onde se encontra seja por uma percepção fundamentalista ou por uma ênfase fortemente tradicionalista (o que não é a boa tradição cristã).

Portanto

Não quero me portar como um crítico sem amor pelo Reino, pela igreja e os seminários. Mas preciso postar aquilo que é deficiente para ajudar a construir uma igreja que faça verdadeiramente a diferença na nossa cidade e estado e tenha como reforço grandes centros de treinamento ministerial e teológico.

Um centro que tem buscado formar obreiros para impactar o Rio de Janeiro (particularmente na Zona Oeste) 
com o Evangelho de  Jesus Cristo é a Escola Teológica Reformada na Barra da Tijuca que pode ser conhecida através de seu site e blog.

, , , ,