Comemorou-se 493 anos da Reforma Protestante, no dia em que Lutero escreveu 95 teses na porta da igreja em que servia em Wittemberg. Copio quatro delas:
¡1ª Tese
¡Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
¡32ª Tese
¡Irão para o diabo juntamente com os seus mestres aqueles que julgam obter certeza de sua salvação mediante breves de indulgência.
¡52º Tese
¡Comete-se injustiça contra a Palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo à indulgência do que à pregação da Palavra do Senhor.
¡62ª Tese
¡O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.
A Reforma Protestante não foi um movimento cujo núcleo era cultural, econômico, político e social, embora tenha tido tais desdobramentos. A Reforma foi um movimento do Evangelho do Senhor Jesus Cristo e da Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras.
Precisamos de um retorno as bases da Reforma urgente no Brasil: Somente a Escritura (Sola Scriptura), Somente a Fé (Sola Fide), Somente a graça (Sola Gratia).
Hoje, ve-se o problema das indulgências novamente manifestado, porém não na perspectiva da salvação mas sim na de ter o favor de Deus frente aos problemas circunstanciais da vida em troca, barganhando, dando dinheiro para a igreja.
Ve-se também um distanciamento das Escrituras (li num artigo recente que 51 % dos pastores entrevistados nunca leram a Bíblia toda) e um favorecimento ao tradicionalismo legalista em contextos onde o neo-pentecostalismo não entra. Acredito que a raiz é a mesma: Deísmo Moralista e Terapêutico. Só que manifesto de forma diferente em diferentes contextos culturais.
O retorno as bases da Reforma é um chamado , não para um movimento novo, não para um movimento político-social ou eclesiástico, ainda que tenha desdobramentos nesse quesito (pois o Senhorio de Cristo atinge todas as áreas da vida), mas a Reforma (parodiando Martinho Lutero) é um chamado ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo cujo berço é a Bíblia Sagrada nossa regra de fé (crença) e conduta (prática).
Somente o Evangelho da justificação pela Fé em Cristo Jesus tem poder para libertar nossos corações cativos ao pecado e nos dar uma vida de liberdade para glorificar a Deus sendo satisfeito Nele. Somente o Evangelho da justificação pela fé em Cristo Jesus revelado na Bíblia Sagrada pode remover a ira de Deus para com o seu pecado, declarando a sua liberdade, imputando a justiça de Cristo a sua vida.
Você tem se deleitado no Evangelho da graça? Você tem confiado em Cristo para o perdão dos seus pecados? Você tem enxergado as Escrituras como autoridade de Fé e prática para a sua vida? Você tem tido uma vida de contínuo arrependimento de seus pecados e confiado em Cristo para remove-los e lhe dar vitalidade espiritual?
Retorne ao Evangelho, para a glória de Deus.