Excelente adoração ministrada pelo meu amigo: o Pastor Dell Cordeiro. Letra e melodia muito edificante e tocante. Lembrança do que Jesus Cristo fez por nós na cruz. Indico com muito gosto.

Recentemente ouvi um sermão em inglês do Pr. Eric Mason sobre como crescer no processo da santificação através do sofrimento onde ele expôs 2 Tessalonicenses 1 aqui. Eu mesmo já preguei sobre esse tema e já escrevi sobre isso aqui no blog. Todos esses conceitos bíblicos estão sendo relembrados e o Evangelho aprofundado em nossa família nesse momento de luto. 

Minha sogra faleceu nessa quarta-feira de forma repentina. 

Nesse momento de dor o que nossa família pode aprender?

1 - Que a dor é uma realidade pós-queda de Adão marcando a presença do pecado no cosmos e em nós mesmos nos lembrando do afastamento de Deus e da necessidade do Evangelho para a reconciliação e preservação na presença Dele. Jesus não nos promete ausência da dor mas a vitória sobre ela (João 16:33).

2 - Que o deserto faz parte do preparo de Deus na história da salvação para a terra prometida. O livro de Números em hebráico é entitulado MidBar que significa deserto. O êxodo no deserto tipifica a libertação que o Evangelho nos trás da escravidão do pecado e um novo rumo, novo alvo rumo a terra que Deus prometeu ao Seu povo. Podemos pensar que a vida é um deserto aonde a dor nos prepara para a morada eterna com Deus tanto na glória após a morte quanto na nova criação de Deus no dia da redenção final. A dor e o deserto aprofundam a nossa relação com Deus através do Evangelho e nos preparam para o nosso encontro com Cristo no céu.

3 - Na inevitabilidade e realidade da morte. Os puritanos tinham a prática do preparo em família para a morte. Ela é consequência do pecado (Romanos 6:23) mas foi derrotada e morta pela morte do Senhor Jesus Cristo na cruz (1 Co 15).

4 - Que Deus soberano e o Espírito Santo é o maior conselheiro e consolador que vem ao nosso encontro através do Evangelho de Jesus, o Filho. 

5 - Que a morte é lucro (Fil 1:21) e que minha sogra, que conheceu o Evangelho, está na glória com Jesus. Perseverou até o fim e completou sua carreira cristã criando uma filha maravilhosa nos caminhos do Senhor, serviu ao seu marido durante anos e foi uma amorosa e dedicada sogra.

6 - Em toda a dor, redescobrimos o Evangelho no sofrimento e dor que Jesus Cristo passou em vida e no sacrifício na Cruz do calvário. 

Continuamos aprendendo e crescendo com Deus nos momentos de dor. Que Ele seja sempre glorificado.


,

(Foto: Eulina, eu e Jonathan Dodson)

1 - Faça refeições com não-cristãos
2 - Vá a pé, em vez de ir de carro (se possível claro)
3 - Seja freguês (de algum estabelecimento comercial)
4 - Desenvolva seus hobbies com não-cristãos
5 - Converse com seus colegas de trabalho
6 - Voluntarie-se em alguma ONG
7 - Participe de eventos na cidade
8 - Sirva seus vizinhos

Bem prático e sem necessidade de comentários. Encarnar o Evangelho, amar e servir as pessoas.

Jonathan Dodson é pastor na Austin City Life, autor de alguns livros, mantém um site pessoal e foi um dos preletores da segunda conferência da Atos 29 no Brasil.